Realizado pelo Instituto Brasil, Projeto Bike Saúde promove pedal inclusivo para pessoas com deficiência

Facebook
Twitter
LinkedIn

O Projeto Bike Saúde reúne amantes do ciclismo para incentivar prática do esporte por todos

 

Visando a inclusão de pessoas com deficiência no ciclismo esportivo, o projeto Bike Saúde organiza nas próximas quinta-feiras quatro edições de pedal com disponibilização de bicicletas adaptadas. O local de concentração será na Orla de Cuiabá, a partir das 19h30 e saída às 20h. Primeiro encontro será nesta quinta (18).

“A intenção é atrair uma diversidade de público unindo pessoa com deficiência e pessoas sem deficiência, para que todos juntos possam se desafiar e provar que a prática do ciclismo é possível para qualquer pessoa”, explica o co-realizador do evento, Sérgio Uriel, conhecido como Cachorrão entre os amantes de pedal. 

Ao todo serão percorridos 25km, com destinos a definir a cada semana. No ponto de partida serão oferecidas bicicletas adaptadas para diferentes tipos de restrições, como também terão instrutores a postos para orientar os participantes sobre dúvidas e cuidados na hora de pedalar. 

“Nossa equipe estará atenta para orientar as pessoas sobre a melhor maneira de aproveitar o pedal. Teremos bikes adaptadas e a oportunidade de uma pessoa guiar outra que não possa pedalar, para que o prazer do esporte seja sentido por todos. Teremos também água, suco , frutas para as pessoas”, explica o co-realizador.

Os dias que acontecerão o pedal são: 18 e 2 de janeiro, e 01 e 08 de fevereiro. A participação é gratuita.

A segunda edição do Projeto Bike Saúde é uma realização do Instituto Brasil, Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), com co-realização do Pedal do Cachorrão. 

Oficina de Bike na Arena

Cachorrão também comanda um projeto de oficina de Bike na Arena Pantanal, que ensina e incentiva pessoas a pedalarem. A programação ocorre todos os sábados e domingos, a partir das 16h30, com aulas e uso de bikes gratuitas no espaço.

Com a atividade, crianças e idosos já aprenderam a pedal e muitas pessoas retornaram à prática de exercício buscando se desfavor e sair da rotina.