Primeiro episódio do “Diálogos do Saber” discute acesso à música clássica e o protagonismo de mulheres imigrantes em projetos sociais

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Glaucia Almeida/Assessoria

O podcast Diálogos do Saber, iniciativa do Instituto Brasil com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, foi lançado com o objetivo de ampliar o debate sobre cultura, educação e política a partir de vivências e saberes diversos. Em seu primeiro episódio o programa recebeu a pesquisadora, mestre em Estudos de Cultura Contemporânea e violinista Yndira Villarroel, que atua como professora de musicalização no Projeto Saberes.

A conversa, conduzida pela poeta e escritora Dani Paula, abordou o papel da música como ferramenta de transformação social em comunidades periféricas e destacou a trajetória de Yndira, que é imigrante venezuelana e egressa do projeto internacional El Sistema — referência global em educação musical inclusiva.

Durante o episódio, Yndira relatou sua experiência com aulas de musicalização no bairro Novo Paraíso, em Cuiabá, onde atua com crianças e adultos, promovendo o contato inicial com o violino. “Estamos no segundo encontro e já é possível ver mães e filhos interagindo por meio da música. É um momento de troca que vai além da técnica”, afirmou.

Ela ressaltou a importância de romper com a ideia de que instrumentos como o violino pertencem exclusivamente a ambientes elitizados. “Muitos alunos disseram que só tinham visto um violino pela televisão. Agora, têm a chance de tocá-lo. Mesmo que não possam levá-lo para casa, essa vivência já provoca mudanças significativas.”

A metodologia das aulas combina elementos do método Suzuki e da pedagogia de El Sistema. O ensino é adaptado para diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento. “Temos crianças de cinco anos e adultos acima dos 30. Há uma troca constante, inclusive com uma aluna que já aprendia violino sozinha, assistindo a vídeos no YouTube, e agora colabora com os colegas em sala.”

Yndira também compartilhou reflexões sobre sua pesquisa acadêmica, que analisa o papel da mulher imigrante na música de concerto em contextos colonizados. “Percebi que, mesmo com formação técnica e acadêmica, muitas mulheres não são reconhecidas profissionalmente. O sistema permanece fechado, com privilégios estruturais direcionados majoritariamente aos homens”, explicou.

A violinista destacou a importância de políticas públicas que garantam o acesso à cultura e à educação artística em regiões periféricas. “Sem esse tipo de iniciativa, como o Projeto Saberes, seria impossível alcançar essas comunidades. O Mato Grosso mudou nos últimos anos. Com o aumento da população migrante, especialmente venezuelana, torna-se ainda mais urgente desenvolver políticas inclusivas.”

Ao final do episódio, Yndira deixou uma mensagem especialmente direcionada às jovens do projeto. “Espero que continuem frequentando as aulas, que aprendam a se posicionar e entendam que podem estar em qualquer lugar — na orquestra, no teatro, onde quiserem. A luta começa dentro de casa, quando dizemos o que queremos ser.”

O Diálogos do Saber está disponível nas principais plataformas de áudio. O podcast integra a segunda edição do Projeto Saberes, voltado à valorização de práticas culturais em territórios socialmente vulneráveis.

Confira: