FMDE e Instituto Brasil abrem inscrições para cursos gratuitos de Programação e Educação High Tech

Facebook
Twitter
LinkedIn

Com proposta de alavancar e difundir o segmento de tecnologia e inovação em Mato Grosso, a Federação Matogrossense de Desporto Escolar (FMDE) e Instituto Brasil disponibilizam dois cursos de capacitação High Tech. As aulas são oferecidas gratuitamente, com certificação, formato híbrido, com aulas presenciais em Várzea Grande. A oferta do curso faz parte da programação do Festival Estadual de Esportes Eletrônicos e Educação High Tech de Mato Grosso. As inscrições seguem disponíveis até o dia 02 de maio, via formulário online (aqui).

Entre as opções de capacitação está o Curso de Programação, destinado para público geral, com idade a partir de 14 anos. Nas aulas serão abordados conteúdos sobre as características de programação estruturada e desenvolvimento de algoritmos através de divisão modular e refinamentos sucessivos. Para oferecer suporte e apoio à permanência dos alunos, os selecionados receberão bolsa auxílio de R$300, mensalmente, com duração de três meses. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas.

As aulas do Curso de Programação ocorrerão entre os dias 06 de maio e 17 de julho, com aulas presenciais no Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET-VG). A carga horária com certificação é de 108h.

Com o intuito de capacitar professores, também estão abertas vagas para o Curso de Educação High Tech. Nas aulas serão desenvolvidos assuntos referentes ao estudo teórico-prático dos recursos computacionais aplicados na educação (aplicativos, internet, multimídia e outros), como também o uso do computador como recurso tecnológico no processo de ensino-aprendizagem. Além de análise de experiências em curso, novas tecnologias e trabalho docente e ferramentas para atividades educacionais.

Para os profissionais de ensino serão ofertadas 120 vagas, de forma gratuita, com certificação de 36h. O Curso de Educação High Tech está previsto para começar no dia 06 de maio, com atividades até o dia 17 de julho. As aulas presenciais acontecerão no Núcleo Educacional Tecnológico de Várzea Grande (NET-VG).

 Educação High Tech e Jogos Eletrônicos

Atualmente, grande parte dos espaços de convivência são preenchidos com dispositivos tecnológicos, sejam eles computadores, laptops, celulares, tablets e até mesmo a  inteligência artificial. De forma que é preciso discutir a utilidade de boas práticas de uso desses mecanismos tanto entre a comunidade geral como também nos espaços de aprendizagem e educação. 

De acordo com as pesquisas do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (Abaco), as discussões sobre o uso de tecnologias na educação começaram ainda na década de 1980 e desde então busca-se meios de superar os desafios relacionados ao acesso às tecnologias como também ao uso adequado e transformador das suas potencialidades.

A presidente do Instituto Brasil, Clair Veloso, explica que a decisão de co-realizar o Festival Estadual de Esportes Eletrônicos e Educação High Tech de Mato Grosso foi motivada pela necessidade de transformação do uso das tecnologias no ensino e também pelas possibilidades de invocação que o universo High Tech proporciona. 

“O Instituto Brasil encarou esse desafio de apoiar e co-realizar o Festival Estadual de Esportes Eletrônicos e Educação High Tech de Mato Grosso por entender a necessidade de ampliar a discussão em relação aos recursos tecnológicos e de inovação que nós como sociedade temos disponível. E também entender como os jogos, a educação, os profissionais de tecnologia podem  construir um cenário de diversidade tecnológica a partir dos recursos que já temos. Entendemos que capacitar é potencializar as nossas competências”, declara a presidente do Instituto Brasil, Clair Veloso. 

Já o presidente da Federação Matogrossense de Desporto Escolar, Carine do Nascimento, afirma que os Esportes Eletrônicos figuram como um cenário de principal fonte de entretenimento para bilhões de pessoas em todo o mundo conquistando uma importância significativa no universo esportivo e escolar. 

“Os esportes eletrônicos também têm sua importância na cadeia econômica dos negócios criativos e despontam como ferramentas educacionais importantes na atualidade, sendo utilizados como recursos de acessibilidade, realidade virtual e realidade estendida. Nesse sentido, a Educação formal também ganha novos aliados para o seu avanço, como os esportes eletrônicos, por exemplo. E estamos realizando esse Festival justamente neste intuito de potenciar essa relação e dar possibilidades para que alunos, professores e gamers construam inovação de forma coletiva”, frisou Carine do Nascimento. 

Serviço 

O que: Curso de Programação e  Curso de Educação High Tech

Quando: 06 de maio e 17 de julho

Inscrições: Gratuitas

Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScer2l41TOleDFhrrnYt2VgXSpdSM9YZ8gX_gl0MaWT51vVKw/viewform